sábado, 8 de dezembro de 2018

De calça justa e camisa de força










O pior governo é o mais moral.
Um governo composto de cínicos
 é frequentemente mais
tolerante e humano.
Mas, quando os fanáticos
 tomam o poder, não há
 limite para a opressão”.


                                           Os sintomas e sinais parecem evidentes. Pela mortandade exagerada de símios é possível prever os prenúncios da  Febre Amarela.  Nem o governo eleito assumiu ainda o barco à deriva, entregue por um timoneiro bêbado, percebemos, claramente, que o trocaremos por um outro em que faltam vários cabos e parafusos na caixola. De bravata em bravata, de arroubo em arroubo, já causaram ferimentos no corpo diplomático mundial, como se tivessem quadruplicado a insanidade do Adélio. O que vem aí, parece-nos uma Frenocracia: o governo dos loucos. Já cutucaram, com vara curta, o Estado Palestino, os Judeus, Cuba, Venezuela  a Rússia e a China, antes mesmo de terem subido a rampa do Planalto. Dão ordem explícita para a polícia executar  a quem designar, por seu livre arbítrio, como bandidos e, claro que junto, terminarão por ser abatidos também inocentes que serão, rapidamente, tidos como meros efeitos colaterais do remédio aplicado. A maior parte dos ministros escolhidos ( arrancados do nosso  BBB : Bíblia, Boi e Bala)  e divulgados na mídia com estardalhaço como futuros combatentes da Corrupção pátria,  não passaria no rastreio de RH de qualquer firma privada, principalmente por conta da Folha Corrida que teria que apresentar.
                                               No último surto, o futuro governo pôs-se a esculachar os cubanos  o que terminou por redundar na saída de mais de 8000 médicos que aqui trabalhavam no Programa Mais Médicos desde 2013, geralmente estabelecidos em zonas paupérrimas, nos grotões do Brasil e em áreas indígenas e de acessibilidade quase que impossível. Rápido, noticiou-se na mídia amestrada que mais de 90% das vagas tinham sido rapidamente ocupadas por médicos brasileiros, como se as equipes de Cuba estivessem tomando o mercado de trabalho dos profissionais tupiniquins. Aos poucos, no entanto, se foi percebendo que o buraco era muito mais embaixo do subsolo. Desistências foram aparecendo, lugares inóspitos e distantes continuam sem pretendentes e prevê-se que dos quase quatrocentos médicos, cubanos na sua grande maioria, que cuidavam da saúde indígena, 90% ficarão sem subsitutos. 
                                               Temos, no Brasil, quase 450.000 médicos, se distribuídos harmonicamente país afora, inexistiria a grave crise de assistência médica com que convivemos. O grande problema é que desde o período colonial há gravíssimas distorções de distribuição. 60%  destes médicos estão concentrados  nas Capitais que , juntas têm uma população próxima a 50 milhões de habitantes. Os outros 40%  apenas estão  no interior do Brasil que possui uma população três vezes maior de 160 milhões de habitantes. No Ceará são quase 10.000 médicos residindo em Fortaleza contra três mil fixados em todo o interior que tem uma população três vezes maior que a beira mar. O programa Mais Médicos foi uma das primeiras tentativas exitosas, em toda nossa história, para tentar minorar um pouco esta calamidade. Segundo o prof. Drauzio Varella:  O Mais Médicos foi o programa de interiorização de maior alcance e duração. 
                                               Quais as causas de tamanhas distorções?  São multifatoriais! Passam pela própria formação médica voltada para a superespecialização. Apenas 1% dos estudantes procuram, hoje, residência  em Saúde Pública.  Médicos formam-se, no Brasil,  para tratar quem pode pagar pelo tratamento. A maior parte das novas escolas são particulares, com mensalidades que variam entre R$ 5.000,00 a 12.000,00. Isso representa um investimento grande na carreira que muitas vezes, com a pós-graduação, pode chegar a 12 anos. Frequentemente, os estudantes tomam empréstimos bancários para  pagar as universidades, empenhando por muitos e muitos anos sua vida profissional. Por outro lado, existem graves problemas de estabilidade no emprego oferecido pelas prefeituras , além do não oferecimento de condições mínimas de trabalho. O salário é apenas uma pequena parte desta equação. Tirante isso, existem ainda questões ligadas à própria filosofia de vida, ao deslocamento do profissional com suas famílias para locais sem infraestrutura   mínima para uma sobrevivência mais digna. Entidades médicas propõem que talvez se estabelecêssemos uma carreira de estado para médicos do PSF, com salário digno, dedicação exclusiva e possibilidade de ascensão, como os juízes, haveria condições de ao menos minimizar esta tragédia cotidiana. Como, no entanto, financiar esta carreira, se só no Ceará necessitaríamos perto de 3000 profissionais só para o PSF, em tempos bicudos, de governo de sensibilidade social embotada e com congelamento nos orçamentos por 20 anos ?
                                               A saída dos Médicos Cubanos trará um agravamento surpreendente num holocausto histórico que já se vinha arrastando secularmente. Mas isso importa? A quem ? A elite brasileira já fez sua boa ação do milênio quando chorou e protestou pela morte da cachorrinha do Carrefour. Os que sofrerão e padecerão são a escória da escória do país: pobres, negros, índios, flagelados , nortistas e nordestinos. Devem  estes parasitas é morrer logo, para deixar de envergonhar o país, não é mesmo ?  Bandido e pobre , os bons, lembrem, devem estar mortos ! Bom dia , amigos ! Vocês ainda têm aquela panela velha e a colher de pau ? Vou ali tomar o meu bromazepam e ver se compro minha calça justa e minha camisa de força para as solenidades de janeiro !

Crato, 07 de Dezembro de 2018   

Nenhum comentário: