sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Pirotecnias de Vaga-lumes



J. Flávio Vieira


                                  


Faz tempo que para pensar
 sobre Deus, não leio
 os teólogos, leio os poetas.”


                                               O Cariri amanheceu diferente, neste finalzinho de novembro. De repente, as fontes , estendendo-se em levadas serra abaixo,  começaram a entoar cânticos que pareciam  canção de ninar. Os piquizeiros vestiram vestidos de um verde esfuziante, no arisco e na chapada, como se preparando para um  precoce réveillon. Os ipês amarelos  apressaram-se em espalhar suas flores pelo chão , como que estendendo um tapete dourado para a chegada de um distante e  misterioso viandante. Rolinhas fogo-pagô, nas galhas dos candeeiros,  pareciam esforçar-se para deixar seu canto menos dolente e menos tristonho. O  Grangeiro, coleando as margens da serra, como uma cobra corredeira, juntou águas novas e translúcidas, colhidas de chuvas de caju, preparando-se ,religiosamente,  para uma cerimônia de lava-pé. Soldadinhos, saltitantes na mata ciliar, cantavam com patente de general. E as cigarras, trinando cantos de amor, buscavam atrair parceiros para seus voos nupciais, mas , percebia-se claramente, pela vertiginosidade de seus agudos,  chamavam a atenção para as bodas da terra e do céu. As formigas de roça traçavam retilíneas  e límpidas autopistas, atapetadas de pedacinhos de folhas,  sem ajuda de teodolitos, naquele dia, didaticamente, indicavam que o destino final mostrava-se um mero detalhe e o essencial era sempre a travessia. Vaga-lumes, de noitinha, acendiam seus pisca-piscas, nas moitas de mufumbo, antecipando árvores de natal. Tudo , de repente, embebera-se numa delicadeza leve, sutil, como se luvas de pelica protegessem mãos de crianças. De ríspido,  apenas um cavalo-do-cão que, vez por outra, fazia voos rasantes, com suas asas crispadas, trazendo um contraponto na balança da natureza.
                            Por que toda cumplicidade do tempo , do mundo e da vida ?  Qual a razão da epifania ?  A volta do Cristo, como profetizam os evangélicos ? O advento da Conspiração de Aquários como preveem os esotéricos ? O fim dos tempos como querem os milenaristas ?
                            Que nada ! Toda a criação está em festa porque hoje Abidoral Jamacaru faz 70 anos. Poeta, músico, professor,  compositor, ambientalista, ele é o Menestrel do Cariri. A natureza criou o  Vale para que Abidoral pudesse reinventá-lo. Nosso poeta ficou  nas mãos com a chama do fiat lux primal. Esse dia será comemorado como nosso menestrel sonha : com  voos rasantes de mangangás,   pífaros de pássaros, paradas militares de zabelês e embuás, malabarismos de beija-flores , retretas de sabiás e pirotecnias de vaga-lumes. A vida celebra a vida ! Parabéns Abidoral Jamacaru !

Crato, 28/11/2018             

                                              



2 comentários:

Miguel Lima disse...

Parabéns Abidoral, pelos 70 anos e pelo drible desencadeado por um garoto no campo de terra batida revelando sua melhor idade, "passa a bola pro véi menino", a mim narrado por Zé Flávio no salão Terra da Urca. Forte abraço Sé.

Miguel Lima disse...

Corrigindo,
Forte abraço Zé.