sexta-feira, 2 de junho de 2017

A praça, a graça, o tédio...


                              




  Você Praça
                               Acho graça
                               Você Prédio
                               Acho Tédio

De um “Grafitti”

J. FLÁVIO VIEIRA

                        Há alguns anos, na primeira gestão do governador Cid Gomes, houve a proposta da construção de uma nova sede para a realização da Expocrato. A ideia foi adiantada, em rádio local, pelo atual governador Camilo Santana, então Secretário de Governo de Cid. Abriu-se uma grande polêmica na cidade em torno do assunto, entendendo muitos dos cratenses que se estava tentando empurrar uma proposta de goela abaixo, sem discussão ampla com a população. Discussões acaloradas, agressões de lado a lado, terminou acontecendo o que seria fácil de prever: perdemos uma obra importante para a nossa cidade, destinou-se a verba para outros municípios e o Crato, mais uma vez, teve que se contentar com nadicas de nada. Nem mel, nem cabaça !
                        Agora , governador,  Camilo, cratense, acena novamente com a possibilidade de construção de um Parque definitivo para a Expocrato, mais afastado do Centro, com infraestrutura adequada a uma festividade importante no Cariri, de inclinação vocacional à agropecuária, mas que, ao longo do tempo, se foi travestindo em entretenimento. Novamente,  corremos o risco de preencher a questão com discursos antagônicos e vazios e perder mais uma vez o bonde da história. Falta apenas um ano e meio para o fim da gestão do atual governador e não sabemos qual será o apetite e a disposição do seu sucessor.
                        Vou, mais uma vez, meter minha colher de pau nesse angu insosso. O atual Parque foi viabilizado, nos anos 50, quando a cidade acabava na altura do Hospital São Francisco. Era, pois, uma área isolada e distante do centro, inserida numa localização mais rural que urbana. Serviu, ao longo desses mais de sessenta anos, única e exclusivamente para uma festa anual, não se lhe dando funções maiores nos outros mais de 350 dias . Hoje, a cidade cresceu, alastrou-se por todo o pé da serra do Araripe e o parque viu-se, de repente, no coração do Crato. Quando da  Exposição,  traz enormes transtornos à população, dificultando a mobilidade urbana, poluindo sonoramente todas as áreas vizinhas, inclusive um Hospital , uma Maternidade  e um abrigo de idosos contíguos ao parque. Sem falar-se no Cemitério N. S. da Piedade, defronte, onde , um dia, já se desejou repouso eterno a amigos e familiares ali residentes. Moradores de bairros vizinhos, mesmo a contragosto, se vêm obrigados a ficar acordados tendo que assistir , como uma tortura, a  shows da mais péssima qualidade. E os animais , motivo maior da festa, se vêm estressados e irritados com a barulheira infernal.  O Parque virou um estorvo !
                        Alio-me a um movimento recente em Crato a favor da construção do novo Parque, em área mais rural. Em nada a festa será prejudicada, ganharemos todos com os benefícios da novidade e da boa infraestrutura. Teremos, ainda, que pensar em como torna-lo produtivo e útil à agropecuária em todos os períodos do ano.   O mais importante, no entanto, será destino que  daremos ao atual . Podemos construir um grande parque urbano, com áreas de convivência; Vila Olímpica para  esportes variados ( que inclusive poderão ser utilizados pela URCA), como ciclismo, natação, futebol, Vôlei, Basquete, pista de Cooper etc;  uma Concha Acústica para shows ; um planetário; um lago; um Jardim Botânico. Seria uma espécie de Central Park cratense. Percebo, claramente, que a especulação imobiliária está de olho no espaço tão nobre e valioso. O Central Park de Nova York está no coração mais nobre da cidade e tem 3,5 Km2, com uma área verde lindíssima em meio à selva de pedra e de concreto e nem por isso, no coração capitalista do mundo, se pensou em transformá-lo em prédios e arranha-céus.
                                   Vimos , recentemente, como é possível, com simples intervenções urbanas, transformar totalmente a vida de milhares de pessoas. Basta olhar a reforma feita no Seminário aqui em Crato. Hoje o bairro revigorou-se, atraiu para si populares de outros bairros, diminuiu seus índices históricos de violência, vemos as pessoas felizes se exercitando, conversando e jogando conversa fora, crianças brincando nos parquinhos.
                                   O Crato que tem provado, nos últimos trinta anos, que sempre é possível encontrar um gestor pior do que seu antecessor, não pode perder , mais uma vez, a locomotiva da história. Corremos o risco de nos transformar numa cidade fantasma, uma Cococi caririense. Aproveitem-se os ventos favoráveis ! Unamo-nos à boa vontade do governador Camilo na construção de uma sede definitiva, mais rural, para nossa festa mais importante e no projeto grandioso de transformar o espaço de  nossa atual Exposição num Parque de Inclusão, Meditação e Curtição. Sejamos Praça e Graça e não Prédio e Tédio !

Crato, 02 de junho de 2017
                                      

                                      

Nenhum comentário: