sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Thriller" em Matozinho

Em Serrinha, enterro sempre acontecia às quatro da tarde. Não interessava a hora que o indigitado tinha partido desta para o outro lado da ponte. A razão deste horário preferencial era simples. Todos finados eram sepultados no Cemitério N. S. da Alegria, em Matozinho que distava dali mais de quatro léguas. O caminho , longo e tortuoso, incluía ainda uma escalada pela Serra da Jurumenha. Destas íngremes de lagartixa cair de costas. É preciso ainda levar em conta que velório por aquelas bandas faz-se uma festa, uma espécie de Axé Velô , de Defuntofolia ! Servem-se caldos , cafezinhos, bolachas durante todo tempo, e rola uma cana danada pra tudo quanto é lado. Sem esses combustíveis ninguém se atreve a enfrentar o Rali. Por isso mesmo, independentemente da hora da passagem desta para melhor, o séquito tinha que sair no máximo até às nove horas de Serrinha. Caso contrário, corria-se o risco de dormir com o falecido no meio das brenhas ou de levá-lo à cova sem bênção de padre.
Havia relatos históricos de muitas atropelos nestes enterros. Casos de sepultamento no pé da serra, em época de inverno e intransitabilidade até Matozinho. Sem falar nos freqüentes casos de almas penadas , no meio da mata, presenciados por caçadores . Bem certo que a credibilidade deles não era lá essas coisas, mas mesmo assim -- pelo sim, pelo não -- neguinho se tremia mais que parkinsoniano com cesão, em dia de frio, só em pensar em varar aquelas veredas madrugada adentro. A mais famosa destas peripécias teria acontecido com o velho “Nicolau Canela Dura” . O homem era um mestre de chocalho em Serrinha. Conhecia todas as nuances , todos mistérios da sua arte. Fabricava-os com um esmero sem par, cada uma com sua sonoridade própria. Vaqueiro de longe assuntava e conhecia rês por rês só pelo sonido do badalo à distância.
Pois um belo dia, Nicolau caiu de cama e não mais levantou. Dado por morto à noitinha, depois das incelenças e rituais de praxe, foi , pela manhã, transportado por um grande séquito para a inumação em Matozinho. Pois num é que justamente no meio da subida mais empenada da serra, Canela Dura resolveu despertar do seu ataque de catalepsia ? Quando o homem sentou no caixão e perguntou : “ E o que diabos é isso, meu povo, tão ficando besta ?” -- aconteceu a debandada. Foram mais de trinta feridos, uns dois que morreram de ataque do coração , sem falar em nove cabras que desapareceram mata a dentro e que até ontem não tinham retornado para saber o restante da conversa. Quando o velho Nicolau morreu de verdade, anos depois, ninguém mais quis seguir o enterro, com medo de um bis de ressureição. Ele foi sepultado ali mesmo, no pezinho da serra e até hoje há relatos de badaladas de chocalho quebrando o silêncio das noite jurumenhas.
Assim, quando chegou, há alguns dias, a notícia do falecimento de Michael Jackson em Serrinha, ninguém se surpreendeu muito. Antonino Mata-Mata, dono da “Botica Infusório de Ouro” já havia vaticinado :
---“Esse cabra, endoidou ! Já gastou mais de três quartas de cal e umas dez sacas de goma querendo ficar branco! Botou pra andar em carrocel , tá meio despombalizado! Ele num vai longe, não ! Depois, canta fazendo uma munganga danada ,canta engrolado com quem teve ramo, parece os Aniceto na cantiga das abelhas! Aquilo só pode ser dança de São Guido, meu senhor ! Olhe prá cara dele, só tá faltando botar os algodãozim nas ventas!
Depois da praga de Antonino , ninguém se surpreendeu com o passamento do homem. Todo mundo ficou horrorizado foi com o tempo que levaram prá enterrá-lo. Comparavam com a urgência dos enterros no Cemitério N. S. da Alegria e não conseguiam compreender. Doze dias e nada ? Como é que pode ? Esse povo das estranja é tudo doido ! Não se conformaram, também, quando se falou em cremação. De início não conseguiram entender que diabos era aquilo. Iam passar mais creme na cara do defunto, era isso ? Ele que, vivo, já parecia um bolo confeitado ? Quando Nezinho Jurubeba, presidente da TFP local, desvendou o mistério, a coisa piorou. Vão fazer churrasco do homem ? Vão encoivarar o indigitado ? Vão sapecar , como D. Umbilina faz com os frangos prá arrancar os canhão? Ave-Maria , te esconjuro bando de incréu ! O povo só se conformou quando Juvenal Pé-de- Página , dono do hebdomadário local, profundo conhecedor da alma estadunidense , os tranqüilizou:
--- Não , meu povo, eles não vão cremar o homem e jogar as cinzas por aí, podem ficar tranqüilos...
E perorou com uma justificativa que pareceu inquestionável :
--- Americano só pensa em lucro ! Se eles cremarem o homem e jogarem as cinzas no mar, acabou o show... e aí como é que vão poder continuar a cobrar o ingresso ? Vai ter um lindo túmulo, sim senhor, pode esperar !
Já haviam transcorrido dez dias da morte de Michael, quando Jojó Fubuia, passando melado na praça, parou um pouco diante da televisão pública. Só com dificuldade entendeu que o astro , naquelas alturas, ainda não havia sido enterrado. Fitou a imagem do caixão banhado de ouro e fez a mais abalizada consideração sobre o assunto :
--- Num é vantagem, não ! É melhor uma cama de vara do que um caixão de ouro! Menino, se má pregunto, ainda é aquele doidim que tá enriba do chão ? E o urubu ainda não baixou ? Salgaram o homem, foi ? Charqueram o caba?

10/07/09

Nenhum comentário: