sexta-feira, 8 de março de 2024

Um pé de toré - A vida como ela é !

 S.O.S - Museus do Crato



J. Flávio Vieira

 

                               Nestes dias desmoronou uma parede lateral da Casa de Câmara & Cadeia  aqui de Crato. Uma tragédia que vinha se anunciando há anos. O prédio histórico de 1877, especialíssimo na sua arquitetura, é um dos mais preciosos bens imateriais do Cariri. Ali funcionou a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Crato, junto com a Cadeia: as antigas gerações já percebiam que existe uma tênue linha separando as duas atividades. Há dezoito anos, na gestão de Samuel Araripe, parte do teto ruiu. Foi necessário desativar o Museu de Artes Vicente Leite que funcionava no andar superior. Ele dava nome a um dos mais importantes artistas plásticos do Ceará, conhecido em todo Brasil e que nos deixou, prematuramente, no início dos anos 1940. O Museu foi inaugurado há 50 anos e tem um acervo de valor incalculável. No andar de baixo funcionava o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho, recentemente também desativado. Com as chuvas desse ano, por fim, veio o golpe de misericórdia: o prédio histórico, caída uma parede de sustentação da arcada superior,  ameaça desabar. Cresceu um pé de Toré no teto, rachou o muro e houve infiltração de água da chuva. Um Toré na cumeeira ? Pois é , meus amigos, para vocês terem uma ideia do estado de conservação do edifício da Câmara & Cadeia !

                   Durante as quatro gestões subsequentes à tragédia original, o projeto de reforma se arrastou ad eternum. Só na última, oito licitações foram realizadas, sem sucesso. A verba destinada à obra é muito reduzida (em torno de R$ 1.000.000)  e as construtoras, aparentemente, não se sentem incentivadas. Ontem, a tragédia maior que se anunciava, aconteceu: corremos o risco de ver por terra um dos últimos remanescentes dos gloriosos tempos da Vila de Frei Carlos.

                   A repercussão no meio da classe pensante de Crato foi imediata. Filhos próximos e distantes sentiram-se angustiados e desapontados: uma fatia importante do cenário de suas vidas estava sendo apagada. Muitos sabiam da importância dos Museus ( Histórico e de Artes Plásticas) nas suas formações cultural e humana. Sediando uma Universidade , que inclusive tem cursos de História e Artes Visuais, a presença de um Museu é preponderante.

                   O Instituto Cultural do Cariri  sente-se no cerne da questão. Vicente Leite é um dos nossos patronos. Bruno Pedrosa  , o principal Mecenas do Museu, é um dos queridos sócios do nosso Instituto e , morando na Itália, tem derramado em Asolo sua indignação. Sinhá D´Amora, outra benfeitora do Vicente Leite, com vários quadros gentilmente doados, é parte integrante do nosso colegiado.  Edilma Saraiva, restauradora, faz parte do nosso ICC.  J. de Figueiredo Filho, que começou em sua casa o acervo precioso do Museu Histórico,  foi presidente do nosso sodalício por vinte anos. Vamos cobrar das autoridades competentes medidas emergenciais para tirar o prédio histórico do risco de desabamento.  Essa é uma  das nossas maiores bandeiras. Não colocaremos tranquilos o rosto no travesseiro até que medidas urgentes sejam tomadas, a reforma seja empreendida e os dois museus , por fim, um dia usurpados do nosso convívio, sejam devolvidos à sociedade cratense.  Não dá para imaginar que o nosso destino depende de um pé de Toré. Queremos , novamente, poder pronunciar, com doçura, a marca  que foi  criada entusiasticamente por nossos antecessores: Crato, Capital da Cultura !

Crato, 07/03/2024   

Nenhum comentário: