sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O Mundo de Bunda Canastra

 


 

                               Um amigo me telefona, cedinho da manhã, com um  vexame danado para dar uma notícia. Com aquele atropelo de quem tivesse resolvido   o Teorema de Fermat. Ainda me espreguiçando, reprimindo os bocejos e a  remela dos olhos,  ouço seu depoimento madrugador. Lasca-me ele  , eu ainda entre lençóis, sua tardia Teoria Milenarista.

                         O mundo vai se acabar !  

                        Tento retrucar que isso não é novidade, só que a hecatombe final não vem por atacado, mas no varejo. A todo momento o mundo está acabando para alguns! Ele, no entanto, salta das suas ceroulas, meio afobado e pede que, por favor, não perca tempo com conversa mole, pois pode até não haver minutos suficiente para ele debulhar suas preocupações, antes que a Terra se dismilingue como sorvete em boca de banguelo. Os sinais , ele catalogou bem direitinho, eram, a seu ver,  inequívocos.

                                    Para onde se olha, arrepare bem, tem um destroço! Calor de pelar porco na Europa, inundações na Bahia,  em Petrópolis e Belo Horizonte. Na Inglaterra, ano passado, morreram mais de mil pessoas por causa do calor.  Terezina e Sobral para eles pareciam o Pólo Norte ! E agora, você já se ligou ? Dias desses deu uma chuva de granizo em Iguatu, meu irmão ! Como diabos essa água foi congelar nas nuvens, num lugar que é um puxadinho do inferno ? Essa semana, tu não assistiu ao noticiário, não ? Aconteceu um terremoto em Jaguaretama! O povo todo pensou que estava com Mal de Parkinson !  A terra tremeu lá , o povo parecia milho em pipoqueira ! Se oriente, meu amigo !  E, trezontonte, outro aviso vindo lá de cima ! Em pleno outubro, mês em que se estrela ovo no calçamento aqui no Ceará, deu uma chuva aqui no Cariri de mais de 150 milimetros ! Onde já se viu isso, me diga ? Nessa época , tu sabe bem, tem cabra assaltando caminhão para roubar a água do radiador; afanando  pedreiro para  aproveitar a água do Nível ! 150 mm em Outubro ? Se prepare, amigo, cuide de fazer suas orações e pedir perdão pelos seus pecados! Desligou, avexado, creio que correndo para arrumar as malas.

                                    Levantei preocupado, fiz a faxina matutina e, no café, pus-me a pensar. Olhando ao redor, o mundo anda mesmo dando bunda canastra. A mentira deslavada virou plataforma de governo. O esporte nacional não é mais o futebol mas o tiro ao alvo. E o alvo preferido são os negros e os pobres. Há meninos telefonando para a polícia denunciando um crime hediondo: fome! Tem deputado travestido de Rambo de fuzil em punho, lançando granada em Polícia Federal. Enquanto isso, santos homens de Deus, agarram-se com barras de ouro, enquanto recitam versículos bíblicos. Hordas de pretensos cristãos invadem templos e eventos religiosos e xingam e agridem babalorixás,  padres e fiéis, tudo isso em nome de Deus. Resta saber se o deus se trata de  Mardok ou de Odin. Estudantes fazem a faxina urbana, tocando fogo em mendigos. Policiais reconstroem as Câmaras de Gás: os judeus agora são os favelados. E, finalmente, se acabou com a corrupção no Brasil, foi só torna-la oficial, um programa de governo: “Meu desfalque, Minha Vida !” Qualquer denúncia é só usar a manobra do gato: enterrar o excremento e proibir a exumação por uns trezentos anos.   Tivemos até um pandemia que durou quase dois anos, matou um mundão de gente e enquanto o povo gritava, Água meus netinhos!  o governo respondia: Azeite, senhora vó ! Talvez  meu amigo tenha lá suas razões. Até o Pai Eterno , me lembrou ele, parecia mais condescendente, paciente , não era mais aquele de Sodoma & Gomorra !

                                    Terminei o café   mixo e o  pão com manteiga. Um pesado ar de fins de tempos me tomou conta da alma. O telefone tocou novamente, atendo e ouço a voz ofegante e agora mais agoniada do meu amigo do outro lado:

                                    -- Cuide, rapaz ! Agora tenho certeza ! O mundo tá numa peiinha de nada. Vi agora mesmo na televisão. Um monte de crente de Bíblia debaixo do braço, gritando como se o Criador fosse mouco, querendo, por fim da força, eleger o Satanás para ser prefeito do céu ! Cuide !

                                    Acredito até que o galinheiro não vai sufragar a eleição da raposa. Mas, pelo sim, pelo não, estou arrumando meus teréns e meus picuaios. Amanhã voto cedinho e parto para o Cococi. Já pedi meu passaporte ao prefeito da cidade , Manel Vieira. Dizem que lá é o fim do mundo e é lá que vou aguardar o outro Apocalipse que, apesar das previsões drásticas do meu amigo, espero que não chegue no domingo, apesar dos sinais mais que abundantes que a vida está a nos mostrar.

 

Crato, 28/10/2022

Nenhum comentário: