sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Ideias


Zé Ideia chegou na Praça Siqueira Campos, trazendo mais uma das suas teorias explicatórias das mazelas do Crato. Ruminara todo fim de ano, entre o peru do Natal e o champanhe do Ano Novo,  e não lhe restavam mais dúvidas: devia-se à falta de criatividade e ao olho grande dos comerciantes da Vila de Frei Carlos, a derrocada do comércio local.
                                               --- Aqui nessa cidade, meus amigos, ninguém bota um negocinho para na semana seguinte já não ter um outro estabelecido e concorrendo no mesmo ramo. Ô povo invejoso ! Anos atrás, ali pras bandas da Duque de Caxias, um sujeito instalou uma churrasqueirazinha e começou a vender frango assado. A novidade pegou,  ia de vento em popa , só que uns dois meses depois já existia um cabra estabelecido em cada esquina desta cidade, vendendo galeto com farofa. Lembram do sorvete vendido no peso ?  Uma mocinha trouxe do Recife a novidade ali para a Miguel Limaverde, imediatamente muitos acharam que ia ficar milionária. Não deu um quinze dias tinha uma balança e um freezer instalado em cada beira de rua. Agora são os Cafés a bola da vez. Vejam a quantidade de bules e tapiocas que já tem espalhados por todos os cuviocos do Crato !  E então, com esse governo aí que tem mais doido que no Santa Tereza antigamente, todo mundo agora é empreendedor. Amolador de Faca, Vendedor de Cavaco Chinês, negociante de Rolete de Cana, vendedor de quebra-queixo e bolo de puba... tudo é empresário e empreendedor !
                                               Zé Ideia , em meio à grande plateia que se instala ao redor dele, fala ainda dos modismos e da rápida absorção deles por parte do nosso comércio. Anos atrás, um grande comerciante da cidade, que tinha incontáveis estabelecimentos comerciais nas mais diversas áreas ( Postos de Gasolina, Pneus, Material de Construção) apelidou sua holding de “Organização”. Pronto ! A partir daí qualquer bodeguinha de periferia, banquinha de vender bom-bom e espetinho passou a ostentar, imediadamente o nome de “Organização Zé do Préa”, “Organização Toim de Louro” , etc. Tem até um cabaré, ali nas margens do Canal do Rio Grangeiro com o nome de Boate  Trinca Ovo e logo abaixo : “Organização Cicinha Sabiá” . Aliás, afirma nosso pensador praciano, “Budega” e “Boteco” agora são nomes chiques e, na contramão,  apelidam bares de pessoas da alta sociedade. Os Salões de Beleza, também, perderam esse status. Uma danada duma cabelereira resolveu botar o nome dela , “Helena Pinheiro” “ Coiffeur” e , a partir daí, em qualquer bairro de periferia, já não existe mais o tal do Salão de Beleza é só nome chique : “Judite Catonho - Beauty Sallon” , “Neuzinha Rodovalho - Hairdress” e por aí vai.  
                                               Nosso pensador da Siqueira Campos lembra que, atualmente, a grande epidemia é de Farmácia e Posto de Gasolina. Ele acredita que, na marcha que vamos, daqui um pouquinho, teremos um Posto e uma Farmácia exclusivos para cada cratense.

                                               --- Nunca pensei que tivesse tanto comprador de Cibalena e Cibazol , nesta cidade ! E nem tanto carro rodando pelas ruas. Será que tão abastecendo também candeeiro  e isqueiro nos postos ?
                                               Zé Ideia fita a plateia sorridente e informa que até pensou em se estabelecer com um comerciozinho na cidade, mas está estudando um ramo que ninguém bote olho gordo e copie. Quando perguntam-lhe que atividade comercial será essa, ela sapeca:
                                               --- Tô pensando em botar um Armarinho pra vender anel prá bispo, bola de bilhar, presentes pra aniversário de sogra, sapato pra embuá, caixão de defunto de segunda mão, suspensório pra cobra e bainha de foice.
                                               Alguém sentado no banco da Siqueira Campos estranha o negócio de Ideia:
                                               --- Mas , rapaz ! Quem diabo vai comprar isso ? Essa mercadoria não tem saída , não !
                                               --- Eu sei ! Mas quero ver quem vai copiar e botar um Armarinho igual , na peste desta cidade ! Vem inveja !  Vem !

Crato, 03/01/2020

Nenhum comentário: