sexta-feira, 12 de abril de 2024

O Chocalho e o Gato


 

 

J. Flávio Vieira

 

                   Família de classe média, no Brasil, não tarda em virar condomínio. Os filhos mais velhos começam a casar, geralmente por algum acidente de percurso no namoro, e, ainda sem recursos para  voar com asas próprias, vão fazendo ninho na casa dos pais. De repente, espalham-se pela casa filhas com esposos, filhos e mulheres, rebentos que se vão multiplicando em meio a tias, tios, avós. Essa realidade faz com que primos se tornem irmãos e sejam criados juntos num grande rebanho, no mesmo terreiro, dividindo a mesma feira, os mesmos brinquedos, a mesma cozinha e , às vezes,  os mesmos quartos.

                   Essa história vem de uma dessas famílias de amigos nossos que, em Recife, precisaram compartilhar o mesmo apartamento com a filharada e a netarada. Eram mais de dez primos, em escadinha,  imprensados num mesmo Ap de três quartos minúsculos. Salvo as escaramuças esperáveis, a convivência entre eles tinha lá seus arranca-rabos mas não se transformara num Hamas X Israel. Havia uma única exceção. A meninada dividia-se entre cinco e dez aninhos, mas havia um dos primos mais taludo que, com cara pinicada de espinhas, já completara quinze . Chamava-se Robledo , nome que por si só já soava como uma ameaça, ema espécie de teje preso. E, montado no corcel arisco da adolescência, ele achava-se superior aos outros, uma espécie de general entre os samangos. No  almoço assumia o direito de pegar o pedaço maior  da mistura, nos jogos roubava como um político e não se conformava em perder uma partida sequer e, o mais grave, detinha o controle da televisão e impedia a turma de escolher os programas preferidos que, claro, tinham lá suas especificidades para cada faixa etária. Brigas e discussões aconteciam frequentemente, mas o grandalhão, sojigava a todos com seu tope mais atlético e seus pesqueiros. Dia após dia a situação foi se tornando insuportável. A meninada mais nova esperou, o momento  do fortão sair para a escola e , numa assembleia participativa, pôs em pauta o grave problema do autoritarismo do primo mais velho. Em comum acordo, depois de amplo debate, resolveram:

                   --Só há uma solução,  temos que matar Robledo!

                   A partir daí armaram o plano. Quando ele chegasse de tardezinha  e desse de garra do Controle Remoto, Severino, o Biu,  de 09 anos, avançaria sobre ele, na tentativa de resgatar   o instrumento, mas antes lançaria o grito de guerra: atacar ! Aí Pedro viria com um cabo de vassoura,  Cristino com um canivete, Alice com a trave da porta, Sabino com o facão rabo de galo, Honório atacaria com a baladeira, Lys com a frigideira, Hortêncio atiraria com seu bodoque, Lurdinha, Jaime e Naldo lançariam pedras no pé do ouvido de Robledo. Até ensaiaram o motim que redundaria, finalmente, na queda do ditador e na liberdade, ainda que tardia, da primarada.

                   À medida que se aproximava a hora provável do retorno do tirano, apesar do preparo  psicológico e dos ensaios, notava-se um ar de medo e apreensão nos meninos, aquele mesmo que invadiu os soldados  aliados, no Dia D. Pareciam manifestantes diante de Xandão. Quando  , por fim, viram o trinco da porta se mexer, conforme ensaiado previamente, os primos se esconderam em diferentes lugares próximos à sala, com armas nas mãos. Todos a postos.  Biu deitou-se , folgadamente no sofá, segurando o controle,  e aguardou o momento de dar o bote. Robledo entrou e já partiu para cima, tomando o remoto:

                   -- Decá isso aqui, seu mané. É meu !

                   Num salto de gato, Biu voou em cima dele, tomou o controle e, conforme combinado, deu o berro  de guerra:

                   -- Atacar !

                   Como não visse qualquer reação, repetiu umas três vezes, enquanto corria  na sala, tendo um Robledo, de dentes trincados, no seu encalço.

                   -- Atacar ! Atacar ! Atacar !

                   A operação de guerra parou no grito de Severino. Primeiro no de atacar, depois no de chorar com o tabefe  fenomenal que levara de Robledo, antes de arrancar-lhe o artefato de sua mão.  O exército amarelou e o grande plano ficou apenas no planejamento.

                   No futuro Severino descobriria que a famosa operação Mata-Robledo havia sido apenas um pequeno experimento do que acontece, a todo instante,  na vida real. A grande distância que separa a ideia genial de sua execução prática. Fiéis até tinham planos engenhosos de salvar Jesus da cruz;  Tiradentes aguardou as forças rebeldes que o resgatariam da forca; Frei Caneca esperou os amigos revolucionários equatorianos que o salvariam do fuzilamento; Bolsonaro acredita que a boiada vai soltá-lo da prisão. No Brasil há sempre mais ideias geniais do que voluntários que as apliquem.  Há gatos e chocalhos demais na praça , o problema é que ninguém sabe como amarrar no pescoço do bichano.

Crato, 12/04/24  

                             

                           

Nenhum comentário: