sábado, 4 de maio de 2019

O Sorriso da Mona Lisa



                                               Há quinhentos anos, terminava seu percurso luminoso na Terra, o gênio mais eclético da história  da humanidade: Leonardo da Vinci. Pintor, matemático, cientista, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, precursor da aviação e da balística, além de poeta e músico, este polímata  fechou os olhos, prematuramente, aos 57 anos, numa pequena cidade francesa : Amboise, no Vale do Loire, no Castelo  Clos Lucé , naquele sombrio dois de maio de 1519. Filho ilegítimo de um notário com uma camponesa, pobre, desamparado,  Leonardo sequer tinha um sobrenome: o Da Vinci que o acompanhou por este meio milênio referia-se à pequena cidade onde nasceu, próximo à Florença. Educado no ateliê de um famoso pintor da época, Verrochio, influenciado por toda uma fabulosa geração de artistas do Renascimento Italiano como Donatello, Ucello, Michelângelo, Piero Della Francesca, Cellini, Perugino e muitos , muitos outros, Leonardo terminou por ser mais conhecido por suas obras em pintura. Por incrível que possa parecer, apenas  quinze sobreviveram até os dias de hoje. A Mona Lisa e a Última Ceia fazem parte do acervo mais famoso de obras pictóricas da humanidade. São elas das  mais reproduzidas, mais copiadas e imitadas, só comparáveis à Criação de Adão de Michelângelo. O desenho do homem Vitruviano  é um ícone  da história imaginológica ocidental e está espalhada como arte pop em camisetas e impressa no Euro, como símbolo europeu.  Não bastasse isso, nosso gênio rabiscou o protótipo do tanque de guerra, do helicóptero, da calculadora, da bobina automática, da utilização da energia solar. Fez avanços consideráveis ainda no campo da anatomia, da engenharia civil, da óptica, da hidrodinâmica.



                                   O mais incrível em tudo isso é que a vida de Leonardo, salvo sua genialidade, o impulsionava, naturalmente para a tragédia e para o fracasso. Nascido pobre e em leito ilegítimo, teve uma infância conturbada por novos casamentos da sua mãe e do seu pai. Além de tudo, Da vinci carregava consigo conflitos na sua sexualidade, com histórias  que correram soltas pelos séculos , ligadas, principalmente,  a dois de seus pupilos : Salai e Francesco Melzi. Com toda essa carga de contratempos, o moto contínuo da vida tinha de tudo para  facilmente triturar o seu gênio. Seu nome poderia ter sido esquecido nas esquinas dos anos, como muitos outros contemporâneos seus,  e sua história poderia ter desbotado como uma aquarela sob a ação inexorável do tempo . Que fatores contribuíram para que Leonardo visse seu prestígio crescer através das centúrias e chegar vívido e  reluzente , cinco séculos depois da sua partida ? Esta pergunta pode parecer tão enigmática quanto o sorriso da Mona Lisa. Importante, no entanto, entender que Da Vinci contou com a ajuda  imprescindível de muitos mecenas poderosos, principalmente da família Médici. Entre tantos contam-se: Lourenço de Médici, Ludovico Sforza, Francisco I da França. Além de tudo, vivia a Europa o período fulgurante do Renascimento, quando a arte quebrava os grilhões milenares do sacro, baixava os olhos do céu para o feijão com arroz terrestre. Leonardo teve os holofotes focalizados diretamente nas suas telas, com um enorme impulso dado pelo Estado Feudal europeu.
                                   Da Vinci é uma prova cada dia mais viva de que a grande Arte é a pepita de ouro final que restará na bateia do tempo. Os poderosos que o patrocinaram ficaram nos livros de história, unicamente, por conta deste ato.  Quando se faz o inventário do Século XVI, os únicos bens que sobreviveram ao bolor das horas foram os bens culturais. Reis, Papas, Duques, nobres voltaram ao pó, mas o sorriso da Mona Lisa continua a nos encantar, embora já se mantenha armado há mais de quinhentos anos.
                                   Da Vinci carregava todos aqueles atributos que no Brasil de hoje são condenados e merecedores de execução sumária: pobreza, bastardia, homossexualidade, vida tida como devassa, preguiçosa e sustentada por patrocinadores ( uma espécie de Lei Rouanet do Século XVI). Pois ele persiste  impávido ,  ensinando por todos esses séculos que governos passam, costumes e preconceitos desaparecem,  presidentes fenecem, políticos evaporam-se.  É unicamente a Arte que carrega consigo as chaves da eternidade. A mais eficaz arma para destruir a memória de uma nação é exterminando sua cultura. O grande problema é que muitas vezes é essa mesma a plataforma de alguns governos: aí queimam-se museus e livros, fecham-se teatros e cinemas e perseguem-se artistas. Passadas as eras , no entanto, é sempre o gênio que sobrenada em meio aos escolhos , como um lírio que desabrocha na margem do pântano.
  
Crato, 03 /05/19

Nenhum comentário: