sábado, 19 de janeiro de 2019

A Faixa de Maza


                        Não foi uma medida intempestiva, dessas tomadas sem ruminação, sem a demora necessária para que os escolhos terminassem por se decantar no fundo do copo do ressentimento. Maria José foi empurrando a pesada carroça da amargura pelas vielas tortuosas da existência, até que o peso da carga lhe pareceu grande demais para seguir em frente.  O casamento já transpusera as esperáveis crises de quatro décadas e, o mais interessante: nem tinha muito de que se queixar. Clenildo , o esposo, mostrou-se sempre uma pessoa sem muitas ambições. Dependurara-se num cargo

público de uma das secretarias do estado e , de pequena em pequena promoção, chegara à aposentadoria. Recebia uns proventozinhos mixurucas mas que eram suficientes para manter a vida simples de classe média de primeiro degrau. Maza , como o marido carinhosamente chamava, administrava a empresa doméstica do casal, praticamente sozinha, sem ajuda de mais funcionários. Os três filhos já taludos tinham casado e haviam escapado cedo para as bandas do sul do país e lá, seguindo a sina cigana de nordestinos, viviam como pequenos comerciantes, vendendo bugigangas em  feiras ambulantes de cidades interioranas, uma vila a cada dia da semana.

                                               A vida de Cenildo, assim, corria mais para as planícies, sem maiores relevos, sem vales e depressões que lhes trouxessem solavancos. Tirante um porre eventual em alguma festa do ano, uma ou outro salto de cerca durante o percurso no corredor dos anos, Maza pouco tinha do que se queixar do marido. Talvez tenha sido o desgaste natural do relacionamento pelo atrito inexorável dos dias; aquela sensação de que o amor comburente dos primeiros anos tenha consumido todo o combustível  e que agora parecia insuportável conviver com as cinzas e o restinho de carvão que restaram depois da noite de São João. A proximidade de Cenildo, de alguma maneira,  passou a incomodá-la, seus roncos, seus aromas interiores quando ia ao banheiro. Aquelas pelancas, aquelas rugas, aquela luta para o motor de arranque pegar no tranco... Não tinha sido aquele o homem com quem casara apaixonadamente e a quem entregara ardentemente seu corpo na pujança da juventude! Além de tudo, já perdera a capacidade de inflamar-se como antigamente, o tempo umedecera a madeira do seu tesão, os carinhos necessariamente desdobrados traziam consigo um tanto de enfado, como um funcionário que batesse o ponto pelo simples temor de ser despedido pelo patrão.   Maza , em meio ao tédio e à  obrigatoriedade do rito, via-se quase como uma adúltera.
                                   A decisão  dela , assim, não foi intempestiva. Nasceu, naturalmente, do velório interminável do seu relacionamento que morrera, sem sobressaltos, sem acidentes, por mero decurso de prazo. Restara a amizade, a habitualidade, o cuidado , o desvelo, como as batatas que pusera um dia debaixo da fogueira de São João para degustar no outro dia, depois de exumá-las por entre as cinzas. Era gostoso, era doce, mas já não se tratava mais de fogueira. Calmamente, começou a transferir suas coisas para o quarto vizinho do casal. Um peça a cada dia: um vestido, uma calcinha, um sapato, a maquiagem... até que depois de uns dois meses a mudança estava completada.  Cenildo só compreendeu tudo depois do fato consumado. De repente, viu-se só no quarto do casal, meio solitário, mas, também, mais folgado, com mais espaço, nem reclamou. Se ela quer assim, que assim seja, pensou com seus botões.
                                               O passar dos dias, no entanto, os tornou mais distantes. Um já não esperava por outro nas refeições. Conversavam pouco e apenas o estritamente necessário. As palavras eventuais e monossilábicas iam sendo substituídas por uma gestualística, uma espécie de Linguagem de Libras própria.  Cada um sentiu-se imigrante dentro de sua própria casa. O incômodo da presença física de Cenildo, com suas idiossincrasias, substituiu-se pela solidão que ia aumentando, sem cessar, como clara de ovo chacoalhada no cântaro de ágata. Maza, a protagonista da diáspora, entendeu que a troca não se fizera proveitosa. Procurou o marido, pela primeira vez em muitos meses, conversaram antes que perdessem, definitivamente, esta capacidade. Negociaram uma alternativa. As tralhas de cada um permaneceriam em locais separados, mas os dois voltariam a dormir juntos no quarto do meio, uma espécie de Faixa de Gaza. Sabiam que ali se travariam, mais uma vez, as batalhas mais selvagens, os arrufos , os impropérios mais cabeludos, mas que também haveria a volta das primícias dos toques, dos carinhos, da mistura de fluidos e de aromas, de tudo aquilo que, enfim, é construído o tosco edifício da humanidade. A luz, ainda que bruxuleante, voltou a piscar na Faixa de Maza.

Crato, 19/01/19

Nenhum comentário: