sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Uma Cococi no Cariri


J. Flávio Vieira


“Políticos no Brasil não são eleitos pelas pessoas
que leem jornais, mas pelas que se limpam com eles”.



                               Há uns dez dias,  saiu a lista das cidades cearenses que foram contempladas com a instalação do Curso de Medicina e, mais uma vez, o Crato se viu humilhado e preterido. Sempre é bom lembrar que a nossa Faculdade  fizera-se um dos slogans mais fortes da Gestão Municipal anterior e que tem sua continuidade, em todos os aspectos até agora, na atual administração. Claro que se podem imputar critérios técnicos para a exclusão do Crato, mas , sempre é bom lembrar,  num país onde a corrupção e a troca de favores fazem-se moeda corriqueira na política nacional, os itens técnicos são os que menos se contam. Valem muito mais o compadrio, o “é dando que se recebe”.  O Crato foi preterido mais uma vez ( e esta é nossa sina eterna de Prometeu nos últimos trinta anos) por mera fragilidade política.
                        Observem bem  a Cidadezinha de Frei Carlos! Somos hoje uma quase vila fantasma, uma Cococi  caririense. Nas últimas décadas, nenhum grande município da região encolheu e murchou como o Crato. Somos um mero espectro daquilo que um dia já fomos e representamos. Alguns imputarão, imediatamente, a culpa à perseguição espúria de cidades vizinhas. É imprescindível, no entanto, que assumamos nossa nítida responsabilidade neste flagelo. Quase quarenta anos de administrações capengas ! Gestores e mais gestores se sucederam na ânsia de provar que poderiam ser piores que seus antecessores ! Nenhum amor à terra, ao nosso passado glorioso ! Relegamos nossa vocação natural , ecológica e cultural,  a quinto plano; destruímos um patrimônio arquitetônico que nos realçava a história; deixamos que a cidade visse esvair suas forças,  um pouco a cada ano e muito a cada nova gestão. A perda da Faculdade de Medicina, assim, é um mero capítulo neste conto de terror. Já tínhamos perdido, anteriormente, o Campus da Federal e  a hegemonia na Educação privada  de Níveis Médio e Superior.
                        O maior sintoma dessa decadência pode ser vista na nossa Rodoviária. É ali onde os visitantes chegam para a maior festividade que ainda, por enquanto,  nos restou : a Expocrato. Erguida nos anos 70  , apenas pela metade, caindo hoje aos pedaços, ela é um pardieiro. Nenhuma cidade de porte médio do Ceará tem uma construção tão decrépita e decadente. E esta é a primeira visão que o nosso visitante tem da nossa cidade! Durante quarenta e dois anos, nenhum prefeito acordou para isso ?  Neste vácuo eterno administrativo, a população resolve tomar suas iniciativas. O que não tem dono, a todos pertence ! Vendedores ambulantes invadem a Praça da Sé reformada em administração anterior. Um quiosque inclusive, mais organizado, tomou de assalto a área do estacionamento. Nas ruas, verdureiros,  vendedores de alimentos e de quinquilharias estabeleceram suas banquinhas, assentando-se em espaço público. Comerciantes maiores constroem jardineiras nas calçadas públicas, sem seguirem critérios de acessibilidade. Aparentemente já não existem Códigos de Posturas Municipais. Se a cidade toda pretende tornar-se um mercado persa, para que construir o Camelódromo ? Ah ! mas, fiquem tranquilos, há notícia de que a atual administração está projetando um teleférico que deverá ligar o nada a coisa nenhuma.
                                   Semana passada , após a decretação mais nova da nossa total decadência política, uma Comissão de Políticos e Comerciantes partiu para Brasília tentando correr contra o prejuízo. Outros partidos, de oposição, também divulgaram notícias de que estavam antenados com o problema e buscando ajuda federal. Ninguém previu, com antecedência, este desfecho? Todos , governo e oposição, ao invés de colocarem tramela antes da casa ser assaltada, agora resolveram fazer um B.O. . Vão tentar conseguir de volta o que já por duas vezes nos foi negado. Em ano pré-eleitoral vão negociar num toma-lá-dá-cá com lideranças políticas nacionais que, num país sério, deveriam ter gabinetes não em ministérios, mas no Carandiru. Louvo a atitude dos nossos desbravadores. Certamente, mais uma vez, voltarão com as malas repletas de promessas. Poderão ser usadas em exercícios de ilusionismo em ano eleitoral.  Mas nem só de promessas vivem os homens nem as urnas !  Precisamos entender, realisticamente, que todas as perdas que tivemos seguidamente nos últimos quarenta anos vieram da nossa total fragilidade política. O culpado precisa ser procurado na lâmina do espelho. Voltem, arrumem a casa, exerçam a função para qual foram eleitos! Pensem grande ! Acabem com as eternas chagas  como o nepotismo desenfreado; loteamento de cargos, sem nenhum critério técnico;   desvio de recursos em veredas escusas de licitações.  Reconstruam a cidade que  durante um período já foi a mais importante vila  em todo o  país. Demonstrem capacidade administrativa, atacando nossas maiores prioridades: saúde, educação, segurança , moradia , combate à pobreza, geração de empregos : tudo isso precisa saltar do palanque para a vida prática. Invistam no fortalecimento da vocação congênita do Crato : Ecológica e Cultural.  O único teleférico  que necessitamos é aquele que irá unir nossas prementes necessidades aos meios administrativos e políticos de solucioná-las.  Façam isso e acabem essa sempiterna sangria.  Com fortaleza política , nossas obras retornarão como por encanto e já não necessitaremos ir a Brasília. Brasília virá até nós !

Crato, 10/08/17

                                      

Nenhum comentário: