sábado, 20 de agosto de 2016

Um Ninho de Mafagafes


"Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho."
 Arthur Schopenhauer

                                   O Teatro acompanhou de perto a história caririense. Cem anos após a Missão do Miranda já tínhamos por aqui a Sociedade Melpomenense de Teatro, em plena atividade. Nos  primeiros vagidos do Século XX , o pernambucano Soriano de Albuquerque fundaria o Grupo Teatral “Romeiros do Porvir” , com teatro montado na Rua Grande em Crato. Outras salas apareceriam na Rua do Fogo e na Sociedade São Vicente de Paulo, na Praça da Sé. Nos anos quarenta, Waldemar Garcia , cratense, o maior nome do Teatro cearense no Século XX, fundaria o Grupo de Teatro Amadores Cratenses  e , em Juazeiro, já funcionava um Teatro Escola, encabeçado por Menezes Barbosa. As três décadas que se seguiram  viveriam, basicamente, do teatro estudantil e de alguns  visionários e abnegados  . O advento das Mostras Cariri das Artes, já nos anos 90, parece ter feito despertar, novamente, as Artes Cênicas no Sul do Ceará.
                                   Esta pequena síntese  histórica brota  da necessidade de entusiasticamente contextualizar as artes performáticas  na nossa região, quando terminamos por assistir ao espetáculo “Poeira” do Grupo Ninho de Teatro aqui do Cariri. O Ninho com sua força gravitacional congregou atores , atrizes , diretores inspirados, que há mais de dez anos vinham, obstinadamente, trilhando o difícil e árduo caminho de fazer um teatro de qualidade, mesmo diante dos terríveis obstáculos das verbas exíguas, da ausência de Secretarias de Cultura  e do amadorismo.  Acompanho, como amante dos palcos, a evolução vertiginosa do Grupo que, dia a dia, terminou por se vivificar como um dos mais importantes de todo o estado do Ceará. Eles fazem Arte como missão e vocação e sabem , como dizia Cacilda Becker, que Teatro não é negócio, sempre dá prejuízo contábil, mas que os ganhos auferidos vão muito além de um simples Código de Barras.
                                   O Grupo Ninho é, de longe, o mais premiado do Cariri. Participou do Projeto “Palco Giratório” do SESC, estará, em breve no Rio, apresentando-se nas Paraolimpíadas, e este ano estará novamente no badalado Festival de Teatro de Guaramiranga. Seu último espetáculo, “Poeira”, para mim é antológico. Pareceu-me, na minha avaliação de puro espectador, um das melhores obras já produzidas em toda a história das Artes Cênicas cearenses.  Uma emocionante reverência à  trajetória  dos Mestres da nossa Cultura de Tradição , espetáculo milimétrica , coletiva e laboratorialmente  produzido, ao longo de três anos, sob orientação do LUME Teatro de Campinas em São Paulo. Percorrendo um caminho tão pantanoso, com risco permanente de cair no caricato, de afundar-se na religiosidade romeiresca, os integrantes do NINHO tiveram a leveza de arrancar a vida pulsante da Cultura popular, juntando Arte & Vida & Poesia, a essência final do Teatro.
                                   A persistência do NINHO , a formação acadêmica de muitos dos seus atores, a orientação de outros profissionais mais experientes  fizeram com que se elevasse a qualidade do trabalho a um patamar poucas vezes visto  por aqui. O resultado de tudo , mais que surpreendente: é emocionante. O NINHO e seus mafagafinhos : Edceu Barboza, Elizieldon Dantas, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Monique Cardoso, Rita Cidade, Sâmia Oliveira e Zizi Talécio acabaram por me convencer que é possível, sim, fazer Teatro da mais alta qualidade, com nível profissional, sem quase nenhuma ajuda governamental,  com a inexistência orçamentária das nossas Secretarias de Cultura e, mais, sem que ao menos nossa cidade possua uma Sala de espetáculos que mereça esse nome. Essa realidade se por uma lado é alentadora e enche nossos olhos,  por outro lado trava-nos a língua com o fel da pergunta que não pode calar : “Que Teatro fabuloso não poderíamos desenvolver, se a realidade fosse outra ?
                                   O GRUPO NINHO de Teatro , ontem, fez florescer, diante dos meus olhos, sua mais nova ninhada. Que espetáculo meninos ! Vocês , hoje, se juntam a Soriano de Albuquerque e Waldemar Garcia : fazem parte da vitoriosa trajetória teatral da nosso Cariri. Nos últimos sessenta anos,  ninguém vez teatro, por aqui, no nível que vocês apresentam hoje !  Quem ainda não viu o “Poeira” , se avexe !  Vocês estão refazendo a maquiagem sem o espelho, como dizia Schopenhauer , vão ficar arrepiados  e de cara borrada . Voltem ao NINHO, imediatamente, amigos !

Crato, 20/08/16



Nenhum comentário: