segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Matozinho vai à URCA


"Matozinho" no Vestibular da URCA - Prova de Geografia



"FEIRA

O matuto estava arreando o burro , madrugadinha. Acabara de botar cangalha e apertara as cilhas no último buraco do loro, quando a mulher saiu na porta, vassourão em punho, e lembrou: Tonho, não esqueça de trazer minha encomenda!
O homem montou no animal, enquanto pensativo curtia a aurora sanguínea que se espraiava no horizonte, como uma sangria desatada. Preparou, calculadamente, o cigarro de palha entre os dedos e o levou à boca desdentada, com o lume aceso."


José Flávio Vieira
http://simborapramatozinho.blogspot.com

Esta cena descrita pelo autor, retrata a realidade que vivemos hoje: regionalização x globalização, ou seja a cultura local, resistindo a aculturação global. Com base no relato e a temática identifique as assertivas corretas:
1 – É papel dos gestores públicos analisar o desenvolvimento local gerado pelas políticas públicas voltadas para o estímulo do comércio local, e sua relação com a qualidade de vida da população residente.( )
2 - O ato de comprar e vender, na Feira, é regido pelas necessidades homogêneas, onde na mesma os preços são tabelados padronizando o consumo entre iguais.( )
3 - A Feira é constituída por atividades variadas e heterogêneas como o comércio ambulante, barraqueiros e sacoleiros, malharias, perfumarias domésticas, eletrodomésticos e diversos produtos da agricultura familiar.( )
4 - Uma das características da globalização é a expansão das empresas multinacionais em escala mundial, fato que gera uma transformação qualitativa na Divisão Internacional do Trabalho, onde os produtos regionais e locais são valorizados.( )
Assinale a seqüência correta.
A) F, F, V, V
B) V, F, V, F
C) V, F, F, F
C) F, V, V, F
E) V, V, V, F

Nenhum comentário: