quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Palhaço por palhaço...



"Através do humor nós vemos
no que parece racional, o irracional;
no que parece importante, o insignificante.
Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência
e preserva a nossa saúde mental."
Chaplin


O que vem acontecendo, ultimamente, com os humoristas brasileiros, amigos, não tem nenhuma graça. Desde 1º. de Julho, com base na Lei Eleitoral, encontram-se proibidos "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo" que ridicularize candidatos, partidos ou coligações. Pela lei, piadas e paródias ficaram vedadas desde então. Os humoristas desencadearam vários atos públicos de protesto, uma vez que tal determinação parece se consubstanciar em Censura e ainda tramita no STF, já com parecer prévio do Relator, o Ministro Carlos Ayres de Britto, uma medida suspensiva desta parte específica e esdrúxula da Legislação Eleitoral. Não bastasse isto, esta semana, em entrevista, o atual Ministro da Cultura , Juca Ferreira taxou o Candidato a Deputado Federal por São Paulo, o comediante “Tiririca” de estar praticando um desserviço à Democracia, “um deboche”, por conta do seu slogan de campanha : “Vote no Tiririca, pior que tá num fica!”
Vamos conversar um pouco sobre estes dois episódios tão emblemáticos da vida deste país. Quem se detiver alguns minutos na Propaganda Eleitoral Gratuita, facilmente há de compreender as profundas razões da implicância dos homens públicos , para com os programas humorísticos e é sempre bom lembrar que são os políticos que legislam. No fundo, parece ser uma questão envolvendo fatia de mercado: os políticos temem a concorrência.É bonito ver a fluidez democrática nas mais variadas propostas: legalização/Não legalização das drogas; Liberação/proibição do Casamento Gay e tantas , tantas outras. As caras, porém, que se apresentam no vídeo, são, em sua maioria, hilárias, despreparadas para representarem uma minúscula Associação de Bairros. Os que posam, por outro lado, de bacanas, falantes, letrados, carregam muitos uma Ficha mais suja que poleiro de pato. Têm uma Folha Corrida que envergonharia o pior marginal recolhido ao IPPO. Proibir o trabalho dos humoristas não é apenas um ato que me parece francamente inconstitucional, degradante, homicida do livre pensamento; é este sim, caro Ministro, um desserviço supremo à Democracia. Os fichas sujas tentam , mais uma vez, jogar a sujeira pra debaixo do tapete.Existem poucas coisas neste mundo tão sérias como o humor. Com um agravante : a medida é totalmente inócua. A piada faz parte umbilical do folclore político, talvez até para ajudar a suportar as tragédias daí advindas, assim como o humor negro brota rapidamente de todos os velórios. Existe um humorista em cada esquina deste país, em cada mesa de bar, em cada rodinha de praia. Quem os vai fiscalizar? Ressuscitaremos os antigos fiscais do Sarney? Imagino que no próximo carnaval não sejam permitidas máscaras de Obama, de Lula e fantasias de Napoleão Bonaparte. Proibidas, as anedotas ficam muito mais contagiosas e adquirem um tempero todo especial. Os verdadeiros humoristas deste país, são vocês caros políticos, para a Lei ser efetiva, será necessário cancelar definitivamente o horário eleitoral gratuito, o melhor programa humorístico da televisão brasileira.
Acredito, também, que nosso Ministro da Cultura foi infeliz no seu pronunciamento. “Tiririca” , com a lucidez ingênua dos palhaços, transmite uma clara verdade no seu slogan. Primeiro, exerce um direito sagrado, o de se candidatar como qualquer outro brasileiro. Durante a propaganda eleitoral, ele pergunta se o eleitor sabe o que faz um deputado federal e conclui: “pois eu também não sei, me elejam que eu vou lá, descubro e conto depois para vocês” . Basta observar as propostas dos incontáveis candidatos para perceber que a maioria não tem a menor idéia das funções que irão exercer. Prometem coisas absurdas como : aumento do salário, construção de hospitais, casas populares... como se fossem assumir algum cargo executivo e não legislativo.A tiririca é uma planta daninha não muito diferente da maior parte dos integrantes do Congresso Nacional. Com o nosso Tiririca, tenho certeza que pior do que está não fica. E ainda temos a vantagem de colocar em Brasília um palhaço verdadeiro. Palhaço por palhaço, prefira o verdadeiro e não o falso!


02/09/10

Nenhum comentário: