terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dentes à mostra



Atenção , amigos! Apertem os cintos ! Começou a temporada de caça ao voto. Os sorrisos estão espalhados por todas as esquinas.A solidariedade – quem diria - tornou-se epidêmica .Os carros de som poluem a cidade com péssimas paródias, montadas em músicas de quinta categoria.Cada candidato tem um, pelo menos.O voto é um objeto realmente precioso. Basta ver políticos que odeiam certos apelidos, em ano eleitoral assumem-nos, por mais humilhantes que sejam. Em Matozinho , para vocês relaxarem um pouco, um carroceiro que carrega o terrível epíteto de “Bimba de Jegue” , já tinha matado pelo menos dois desavisados que teimaram em chamá-lo assim. Pois não é que na atual campanha , simplesmente assumiu risonhamente o popular apelido e o estampou em todo material de divulgação! O mais ameaçador, no entanto, era o slogan que vinha logo abaixo do famoso “Bimba de Jegue” : “Sempre na sua Retaguarda”!

Os muros calabreados com tanta tinta inútil , se pudessem, cairiam por terra revoltados: e eles serviam, anteriormente, não era para afastar os ladrões das casas de família ? Os postes , atônitos, se vêem , de repente , carregando retratos de candidatos, clicados , pelo menos há trinta anos . Todos jovens, cabelos pretíssimos, dentes à mostra , não se sabe bem se para o riso ou para a mordida. Em todo canto de rua , bandeiras tremulam nas mãos de correligionários de última hora, pagos religiosamente, para manterem o entusiasmo da campanha. A maior parte dos candidatos, então, parece até membros da OPEP, nenhum cabo eleitoral paga gasolina, consegue nos postos, grátis, por conta dos partidos, inclusive para uso em isqueiro, velocípede e patinete.

Daqui a pouco, choverão folders, faixas, panfletos, botons, camisetas, cartazes, outdoors, santinhos, chaveiros, bonés e, nos últimos e decisivos dias, na calada da noite, choverá, nos bairros mais pobres, um metal bem mais precioso. Os showmícios se atapetarão de palcos caros, fogos de artifício e bandas de forró péssimas e dispendiosas: única maneira de atrair o povo para agüentar discursos insulsos e plataformas vazias. Surgem , neste tempo, muitas perguntas inquietantes .Existe democracia num pleito onde um candidato por melhor e mais preparado que seja , se não for rico, não tem as mínimas condições de concorrer ? Como os vencedores recuperarão o gigantesco investimento feito na campanha ? Quem sabe, são bem intencionados filantropos, prontos a investir no bem da humanidade...

Para o povo a única alegria virá do horário eleitoral gratuito, sem nenhuma dúvida o melhor programa de humor da televisão nacional.Uma outra novidade é que o STJ passou a exigir dos candidatos a vereador um grau mínimo de instrução. Os candidatos terão de fazer provas. O primeiro problema é que não se determinou qual o grau de instrução exigido, o que praticamente impossibilita a confecção de testes. Num país em que diplomas são comprados com imensa facilidade e onde existem tantos analfabetos funcionais, a tarefa dos juízes locais parece hercúlea. Por outro lado, o grau de instrução nada tem a ver com o caráter, com a ética, com a inteligência.Num país evoluído a sociedade filtraria o joio do trigo, na própria eleição.Sempre teremos os representantes que merecemos.

Semana passada aplicou-se a prova aos candidatos a vereador em Matozinho.. Dr. Zenivaldo Suselino , o juiz de paz da comarca , de voz roufenha e grave , explicou o teste. Todos fariam um pequeno discurso de 03 minutos e seriam avaliados. Dos trinta e dois candidatos ao legislativo, só dois foram aprovados. Resolvemos registrar os dois melhores pronunciamentos, para a memória da comarca de Matozinho. O primeiro terminou assim, eroticamente, seu pedido ao eleitorado:

--- Meu povo, ajude eu ! Os outro já comero que só rabicho de corda, de ladeira abaixo. Me dê uma chancha preu ir pra cama com o prefeito !

O outro aprovado por Dr. Zenivaldo foi o Bimba de Jegue que fechou seu discurso com uma verdadeira ameaça ao Estatuto do Idoso, coisa de fazer a turma da melhor idade tremer nas bases:

--- Meus amigo de Matozinho! Nóis precisa é de rodage pra levar nossos picuaio pra riba e pra baixo, na hora que der na veneta. Se eu for eleito vou abrir uma ruma de estrada nova e, o mais importante, meu povo, vou tapar os buraco das véia !


J. Flávio Vieira

De : "Matozinho vai à Guerra"



Nenhum comentário: