terça-feira, 23 de julho de 2019

Camarote Super Premium


Pois é , amigos ! A cidade está em festa, botou vestido de domingo, carregou nas essências  , abriu as cortinas e escancarou as janelas. Visitantes se acotovelam pelas esquinas, como se procurassem alguma coisa que perderam em anos passados. Cratenses, radicados em outras paragens, aproveitam  o friozinho de julho e a tradição da Expocrato para retornarem à terrinha, rever os amigos e perambular por entre as barracas e as quitandas. Antes que reclamem e se entristeçam com as mudanças na paisagem da sua infância, alegram-se com o novo parque e com a tradição de uma festividade que já tirou a carteirinha de idoso e não paga mais estacionamento. Pelo menos ela, né ?

                                   A festa está aí viva, pronta a confrontar seus críticos mais ferrenhos. Alargou seus horizontes de entretenimento e encurtou sua vocação primal de agronegócio. Perambulando pelas estreitas vias do parque restaurado, sentimo-nos um pouco angustiados e meio claustrofóbicos . O antigo parecia mais amplo , talvez pelo menor número de estandes e barracas, talvez porque olhávamo-lo  com a  retinas de criança , antes que a vida e o tempo estreitassem nossos horizontes. Uma enorme estrutura profissional toma toda a área de shows pronta a receber uma multidão de fãs a cada noite. As antigas gerações não suportam a barulheira e o aparente mal gosto daquilo que agora chamam de música. Seus filhos e netos curtem,  como já um dia os pais e avós saracotearam ao som do Iê-Iê-Iê e do Twist. A roda da vida não para. Os parquinhos, que antes faziam as nossas delícias , hoje encantam nossos rebentos e secam nossas carteiras. O rolete de cana, o quebra-queixo, o sanduba de Enoque, o filhós do Seminário, a garapa e o pão doce, antes regalo de grã-finos,  escondem-se pelos cantos  pouco badalados do parque, meio desconfiados e tímidos ,  como um vestido fora de moda que se guarda no fundo da gaveta. As ruas estão enfeitadas com banners de folguedos populares: Jaraguás, maneiros pau, bandas cabaçais, pifeiros, Mateus, aqueles que , entende-se, consubstanciam o espírito caririense. Lá dentro, no entanto,  estes grupos populares, como  Reisados e Anicetos ,  apresentam-se  não como atração principal, mas como um mero exotismo, uma espécie de fóssil do Geopark . Parece que uma nave espacial desceu ali por perto e deixou escapar aqueles seres alienígenas,  tentando um impossível  contato imediato do terceiro grau com os carirrienses. 
                                   As coisas que nos eram mais caras, agora são caríssimas no sentido mais pragmático da palavra. Cabra rapa de sola, sovina, mão-de-vaca  desmaia ao saber do preço do estacionamento e, pior, se pedir água para tornar da pitingula, enfarta ,imediatamente,  ao descobrir  quanto  custa a garrafinha.  Um amigo nosso caiu na besteira de queixar-se de um redemoinho que lhe jogou terra nos olhos, perto de uma barraca:
--  Vixe, caiu um argueiro no meu olho ! -- gritou ele !
                Num minuto o garçon lhe pôs a bandeja no seu braço e gritou:
 --- Pronto ! Taqui o seu pedido! Carneiro ao Molho ! Duzentos reais !
O antigo Inferninho  viu-se promovido a purgatório, mas perdeu um pouco seu glamour. Já não se fazem pecados e expiações como antigamente ! No cemitério defronte, nossos antepassados contorcem-se nos túmulos  revoltados, pois lhes haviam desejado descanso eterno. O palco da alegria e o palco do pó estão no mesmo teatro desta existência.  
Daqui um pouquinho,  a balbúrdia e o frisson se aquietarão. O parque hibernará por mais um ano: fechará as portas e tentará se manter impermeável à cidade ao seu derredor. Agora,  do topo das barrancas do Alto da Penha, em vista privilegiada, num Camarote Super-Premium, pobres , em barracas improvisadas,  assistem a tudo gratuitamente. Curtem a festa, que não era pra seu bico,  como bacanas. Ao menos uma vez , nesta vida, se sentirão superiores e soberanos, num mundo que não foi projetado para eles. Observando o inferno lá embaixo, degustarão o céu que lhes sobrou e se sentirão mais angelicais e mais perto de Deus.

Crato, 20/07/19

Nenhum comentário: