sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Signo de Caranguejo






"Não há nenhum pensamento importante que a

burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados

 e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém,

tem apenas um vestido de cada vez e só um

caminho, e está sempre em desvantagem." (Robert Musil)



                                               O Crato, amigos, é mesmo uma cidade sui generis. Esta semana conseguimos por abaixo  dois paradigmas históricos. O primeiro profundamente cratense, do nosso Quixadá Felício : “Nesta terra há lugar para todos os homens de boa vontade” e um outro nacional , ditado por Pero Vaz de Caminha, na sua carta: “Nesta terra em se plantando tudo dá! Acabamos de provar  que não há boa vontade neste mundo que suporte a burrice de alguns nossos conterrâneos e que, ao contrário do que pensava nosso escrivão, nesta terra em se plantando, tudo fenece.  A pretensa cidade da Cultura  já não tem um Cinema, não possui um Teatro sequer, não tem mais nenhum Jornal, o Instituto Cultural deixou de publicar há mais de 20 anos sua Revista Itaytera,  o Museu do Crato está com instalações deterioradas e parte do acervo desapareceu. Neste exato momento em que a Mostra Cariri das Artes foi cancelada na nossa cidade, a Câmara Municipal foi invadida , a Reitoria da URCA sofreu outra invasão e a centenária Diocese do Crato está envolvida em processos judiciais de estelionato e formação de quadrilha.    Foi coisa botada ? Costuraram a boca de um sapo e botaram ali no Muriti ? A melhor explicação deste azar reiterado vem do nosso compositor Abidoral Jamacaru. Segundo ele, o Crato faz aniversário em 21 de Junho , deve ser  pois do signo de Caranguejo, assim,  astrologicamente se justificaria esse nosso destino de dar um passo para frente e dois para trás.
                                   O certo é que complexados como todos os cratenses já vivem, pulularam inúmeras versões e teorias conspiratórias nas Redes Sociais e rodinhas de praça,  tentando culpar vários atores políticos e sociais nesta derrocada derradeira. Afinal as Mostras SESC  , nos seus quinze anos, se tornaram o mais importante evento de todo o Sul do Ceará, formando platéias e imantando de diversidade cultural o Cariri, promovendo encontro de artistas e estimulando um interessante intercâmbio.  O holocausto da Mostra SESC por aqui envolve, na polêmica, basicamente três principais atores : A Prefeitura do Crato, a FECOMÉRCIO e a Guerrilha do Ato Dramático. Pretendo, aqui, refletir sobre cada uma das partes para tentar entender, depois do dilúvio, o motivo do afogamento generalizado. Quase impossível se entender a tragédia quando, este ano, tínhamos um interessante alinhamento de planetas : Dane de Jade, nossa fabulosa Secretária de Cultura, veio de dentro do SESC e foi uma das mentoras da Mostra, por outro lado, nosso Vice-Prefeito, Raimundo Filho, sempre teve uma ligação fraterna e umbilical com a FECOMÈRCIO, a grande patrocinadora da Mostra. Só nosso caié eterno mesmo para explicar a tragédia acontecida !  
                                   O SESC/Crato,nos últimos quinze anos, é bom que se entenda, funcionou como a Secretaria de Cultura da Cidade. A ele devemos não só as Mostras, mas espetáculos freqüentes do Palco Giratório e do Sonora Brasil, lançamentos de livros, shows musicais principalmente através do Armazém do Som , leituras de Cordéis na Feira e um interessante calendário de exposições de Artes Plásticas. As Mostras sempre aqui se instalaram  com praticamente nenhuma ajuda dos Governos Municipais, além da cessão de alguns espaços públicos para que acontecessem. E chegaram a trazer mais de 700 artistas, englobando, só em Crato, mais de dez salas de espetáculos funcionando ininterruptamente. Aqui chegaram espetáculos fabulosos como “Cassandra”, “Gota D´água” , “O Círculo de Giz Caucasiano”, para citar apenas alguns.  Vários dos mais importantes grupos teatrais do país  e do exterior como Argentina, Portugal, Uruguai, França aqui estiveram, sem falar em shows musicais  de importantíssimos artistas brasileiros : Nação Zumbi, Chico César, Jorge Mautner- Nélson Jacobina, Naná Vasconcelos e muitíssimos outros. Os artistas da região, nas suas mais multifacetadas formas,  participaram intensamente dos eventos. As Mostras sempre trouxeram uma imersão cultural importantíssima para o Crato, sem se falar sequer na injeção de economia, na nossa  cidade, nos aluguéis de espaços,  e os  restaurantes , lanchonetes, hotéis abarrotados. Isso sempre sem nenhum ônus, praticamente, para o município. O SESC, pois, tem amplas razões quando reclama do boicote por parte da gestão municipal à XV mostra. Vá lá que não se apóie, mas criar empecilhos, construir barreiras, não é demais ?
                                   Quanto à Guerrilha do Ato Dramático, ela surgiu há mais ou menos cinco anos por grupos de teatro do Cariri insatisfeitos com a seleção de espetáculos e, também, com a política de cachês. Estes grupos, é bom que se frise, fazem um trabalho incrível de resistência. Imaginem vocês, fazer Teatro Amador ou semi-profissional, no interior do Nordeste !  Batalham dia a dia contra todas as adversidades, órfãos quase sempre de apoio governamental. É preciso tirar o chapéu para eles. É claro que podem ter surgido radicalizações de parte a parte. Sempre entendi que a Guerrilha fazia-se sempre contra todas muitas  adversidades e não contra a Mostra SESC em si. Faltaram, possivelmente, negociadores para dirimir as arestas. Podia-se, por exemplo, negociar para os dois eventos não acontecerem simultaneamente. Já temos tão poucos no calendário !  Corre-se sempre o risco de uma cobra engolir a outra e a outra engolir a uma e as duas desaparecerem, como na historinha de Trancoso, risco que se corre agora. A questão dos cachês, claro, podia ser revista, sempre lembrando , no entanto, que não é a qualidade do artista mas o próprio mercado que a determina. Luan Santana, por exemplo, tem um cachê infinitamente maior que o de Ednardo ou Gilberto Gil. Não acredito, de sã consciência, que os guerrilheiros tenham sido os causadores diretos pelo impasse que ora vivenciamos. Até porque, sem a presença da Mostra, sem o seu clima, eles serão diretamente atingidos.  Não ! São apenas coadjuvantes. As decisões maiores vêm do Generalato e não dos soldados rasos.
                                   A Prefeitura Municipal vem tentando, reconheço, recolocar o Crato novamente no cenário da região, ao menos em discurso. Jogou, de imediato, a culpa de tudo, na intransigência da FECOMÉRCIO que teria fechado questão contra a Guerrilha, numa espécie de  “Ou eles, ou nós, escolham!”. Sinceramente não acredito nesta versão, até porque os dois eventos vinham acontecendo simultaneamente há muitos anos. Um dos grandes pecados foi não terem ouvido Dane de Jade, a Secretária de Cultura dos sonhos de qualquer município nordestino! Eu mesmo queria levá-la para Matozinho. Dane vem de dentro do SESC, foi uma das mentoras da Mostra e tem uma vivência fabulosa nesta área. Temo até que utilizem este triste acontecimento, do qual ela não teve participação direta, para fritá-la politicamente.  Já estamos no subsolo de tudo , amigos, não merecemos este último golpe de misericórdia!  Sem Dane fecham-se praticamente todas as perspectivas de se retomar o vultoso passado Cultural da Cidade de Frei Carlos.  Percebo ( e tive informações privilegiadas sobre tudo) que , como sempre , as causas vieram de uma briga de  generais e não de simples samangos. Uma disputa de espaço político envolvendo vários atores graúdos da  política local e estadual.  Bate boca na Casa Grande termina, invariavelmente, em paulada na Senzala.
                                   Perdemos uma batalha ou fomos vencidos definitivamente? A hecatombe de hoje diz respeito apenas a 2013 ou nunca mais teremos a Mostra em Crato  ? Como a questão é basicamente de política partidária cabe uma grande mobilização da Cidade ( Estudantes, Clubes de Serviço, ICC, Fundação Mestre Elói, CDL) no sentido de intermediar estas  delicadas pendências, nas próximas edições.  Já vestimos todos os trajes da burrice nos últimos anos, não merecemos utilizar todo o enxoval. Aqui não já foi o paraíso dos homens de boa vontade ?

08/11/13 

11 comentários:

Diocesano disse...

É difícil não ficar de pé e aplaudir esse, e mais um, magnífico texto de Zé Flávio. É muito difícil, por tudo que ele escreveu, e escreveu muito bem, não dizer: "Bravo!!!!"

Na realidade, o que eu mesmo queria fazer diante desse quadro abstrato branco, era dizer: "Ocupa Mostra e ocupa Guerrilha!", já que, independente de qualquer poder, a Mostra Sesc Cariri de Cultura e a Guerrilha do Ato Dramático, são nossos! E viva Matozinho!


Dedê disse...

Gr ande Vate de Matozinho, fala bonito e abre um leque de possibilidades de culpa. Mas uma coisa tenho em mente. Não interessa à Prefeitura a saída da Mostra, mas a algumas pessoas interessa tê-la como arma. Isso é ruim. Arma de vingança, arma de vaidade, arma politica, etc. A ida da Mostra é Vitoria de quem???? Deixo aqui uma pergunta. Interessa aos artistas essa mudança???interessa à população???? Onde a Mostra vai ter o publico que tem no Crato?????? Dou minha cara à tapa......vi mais de um espetaculos em outras cidades e sou testemunha de que o grande centro do evento é aqui mesmo. E digo mais. Se houver recuo do SESC não ,é merito interno dele e sim um reconhecimento do seu erro. E se assim o for.....PARABENS SESC..Agindo assim voce cresce.

jflavio disse...

Abraço ao Dedê e ao Kaika, ambos preocupados com o buraco que acabamos nos metendo. Claro que saem todos perdendo com isso: A Mostra, A guerrilha e, principalmente, o Crato. Mas , como dizia um amigo dileto que já nos deixou : "Existe um caminho novo em cada beco sem saída".

Unknown disse...

Ótimo texto J. Flávio. Só gostaria de fazer uma observação à respeito de um um falso discurso "coletivista" que é reverberado diariamente, ganhando proporções que beiram o populismo. Existe algum interesse político (politiqueiro) nisso? Sim. Inclusive de "puxar" o tapete da Guerreira Dane de Jade. Tive a oportunidade de trabalhar com ela e assim como vc, sei de sua total responsabilidade com a cultura do Crato. Torço para que ela não seja afetada, como já foi com esse episódio "sujo" e, principalmente a população do Crato. Deixei até de ir à Mostra por causa dessa situação impensável que se instalou na cidade, prejudicando a tudo e a tod@s! Meu recado é para que grupos de teatro, dança, música e etc, acordem e fiquem atentos para tudo que está acontecendo, os mínimos detalhes, não pegando só o óbvio e já fechando a ideia, criando somente uma verdade. Que sejamos dialéticos e enxerguemos as ações metafisicadas. E que os politiqueiros deixem de fazer Arte, pois a Arte não precisa deles. Esse não é o lugar. E creio que a galera ta acordando.

Unknown disse...

Eita cabloco do palavriado bonito e coerente.
Sempre fã!!!
Abração.

jflavio disse...

Caros Luciano , assino embaixo o seu adendo. Temo tb pelo fritamento da Dane, o que seria pior que a perda da Mostra. Pena que todas as terríveis decisões tenham ficado apenas no lamaçal da esfera política e não tenham passado pelo crivo técnico. Sempre que isso acontece dá na merda que deu. Abraço a Soraya !

Unknown disse...

Diante de TÃO BRILHANTE resumo dos últimos fatos relatado em mais uma crônica do meu escrivinhador favorito: Vou-me embora pra Matozinho.

jflavio disse...

Vamos Simbora Yanayana , lá há sim lugar para todas as pessoas de boa vontade

Joaonicodemos disse...

Belo texto José Flávio, como sempre! Você com sua visão aguda consegue mostrar o óbvio que a maioria de nós não percebe. Estou olhando de longe e não consigo entender este dilúvio de lavas que ocorre em nossa cidade. (E digo nossa porque é minha também). Você me conhece e sabe da minha trilha pelas margens... Comendo o mingau quente da vida pelas eiras (sem beiras nem tribeiras). Já disse algumas vezes que quem faz Arte, e dela busca sobreviver, deve trabalhar "apesar" dos governos mais do que "com" os governos. Por isso mesmo, em geral a Arte é utilizada pela política apenas por seu poder de penetração e propaganda. Veja, por exemplo, os impostos cobrados de simples artistas populares quando da emissão de notas de serviço (ISS, INSS, taxa municipal e coisa e tal) enquanto os tubarões da cultura de massas (grandes ''artistas'' da mídia) superfaturam e lavam dinheiro sujo da política. Não quero me alongar nem te incomodar com minhas conjecturas. Concluo anotando que me conforta saber que, depois da derrocada de uma civilização, o que sobra para estudo são as obras de arte, a produção da cultura do povo, e não os nomes das estátuas das praças e das ruas... Os antigos romanos sabiam disso e por isso destruíam as obras da arte grega... (e a Cultura Grega sobreviveu). Os políticos que s conformem: eles passarão! Nós, somos passarinhos... Se quiserem podem tirar nosso teatro, mas jamais conseguirão sequer tocar em nosso talento!!!

PS: Quero um bilhete de ida pra Matozinho! Lá, sou amigo do Rei, meu do doutor.
João Nicodemos.

jflavio disse...

Grande Nikos ! Que comentário legal, rapaz! Depois de toda a revolta ( embora já tudo fosse táo previsível) é bom ouvir palavras pra cima. É isso mesmo, como dizia Belchior: ano passado eu morri, mas esse ano não morro! Essa porra toda vai passar, com, sem ou apesar dos políticos e seus satélites! Difícil é viver em meio a tanta estupidez, a tantas picuinhas menores. Em terra de cego quem tem um olho ou o vaza ou emigra ! PQP!

Sara disse...

Eu acho que isso é muito interessante para ler, algum tempo deve ter esse tipo de coisa, sempre que vejo estes caranguejos agarrar-me com fome e me faz querer comer alguns frutos do mar talvez encontrar onde eu possa fazê-lo em restorando